SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A PASSAGEM DO SIMPLES/COMPLEXO PARA O FÁCIL/DIFÍCIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

KULESZA, Wojciech Andrzej. UMA FONTE INÉDITA PARA HISTORIAR A RECEPÇÃO DE COMENIUS NO BRASIL. Cad. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp.369-381.  Epub 20-Mar-2024. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-22.

A partir da descoberta de um número da revista A Escola Normal editado no Rio de Janeiro em 1926 e dedicado inteiramente a Comenius é feita neste trabalho uma análise da recepção do educador morávio na educação brasileira nas primeiras décadas do século passado. O artigo procura identificar as diversas representações da obra de Comenius em circulação nos meios educacionais da época e que estão presentes no periódico carioca. Revelando aspectos importantes da reforma educacional então empreendida no Distrito Federal por Carneiro Leão, essa fonte traz subsídios que consideramos relevantes para o debate acerca do significado do movimento escolanovista para a educação no Brasil.

Palabras clave : Comenius; Carneiro Leão; Escola Nova.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )