Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de História da Educação
versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
POUBEL, Clarissa Menezes de Souza; PINHO, Leandro Garcia y CARMO, Gerson Tavares do. Uma arena de tensões: a história da EJA ao PROEJA. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.125-140. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v16n1-2017-9.
Este texto tem por objetivo apresentar reflexões a respeito da trajetória das políticas educacionais para jovens e adultos ao longo da história da educação no Brasil até o seu encontro com a educação profissional, através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Assim, narra-se numa perspectiva crítica vários acontecimentos e momentos importantes à efetivação da Educação de Jovens e Adultos como Modalidade de Ensino, o que ocorreu a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº9394/96, bem como a integração dessa Modalidade de Ensino com a Educação Profissional, através do Decreto n°5.478/2005, substituído após um ano pelo Decreto nº 5.840/2006, que instituiu o PROEJA.
Palabras clave : Políticas Educacionais; Educação de Jovens e Adultos; PROEJA.