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Cadernos de História da Educação
versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
GUIMARAES, ANSELMO y SOUZA, JOSEFA ELIANA. A Língua Espanhola e a Educação Militar no Brasil (1905-1920). Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp.716-733. Epub 07-Mayo-2019. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-7.
Este estudo é o resultado da investigação do processo de institucionalização do ensino de espanhol na educação militar brasileira, de 1905 a 1920, buscando delinear as finalidades políticas e culturais. O objetivo foi investigar as justificativas para a entrada do espanhol no ensino militar, no período de 1905, quando o idioma foi inserido oficialmente no currículo militar, mediante Decreto nº 5.698 e, finalizou em 1920, após reformularem os regulamentos militares e o ensino de espanhol deixar de ser oferecido no âmbito militar. Para tanto, foram utilizados a legislação educacional e textos jornalísticos, bem como pressupostos teóricos da história das disciplinas escolares.
Palabras clave : Educação Militar; História do Ensino de Espanhol; História das Disciplinas Escolares.