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Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

PEREIRA, Sueli Menezes. As reformas educacionais na década de 1920 no Brasil e as políticas de formação de professores primários. Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.1, pp.271-292.  Epub 30-Mar-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n1-2020-16.

O texto trata das reformas educacionais dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul na década de 1920, tendo como foco as políticas de formação de professores primários no Brasil. Resultado de uma pesquisa histórica de caráter teórico-documental, tendo na legislação a fonte primária de análise, este trabalho tem por objetivo evidenciar os interesses mascarados do capital nas políticas de formação de professores primários na época. Os resultados evidenciam o conflito entre o novo e o existente, onde aí se identifica o foco de reflexão que nos permite compreender, nas questões educacionais, o papel do professor primário, a partir das tensões que se inserem na sua formação em nossa realidade.

Palabras clave : Reformas educacionais da década de 1920; Políticas de formação de professores primários; Teoria e prática.

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