SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Las reformas educacionales en la década de 1920 en Brasil y las políticas de formación de profesores primarios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

GOUVEA, Tatiani Gomes; FERREIRA, Edimara Maria  y  AZEVEDO, Denilson Santos de. Semeando conhecimentos agrários: o pioneirismo do mestrado em Fitotecnia no Brasil (1961-1981). Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.1, pp.293-309.  Epub 30-Mar-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n1-2020-17.

O artigo analisa as origens e a trajetória do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), instituição com grande tradição na área das ciências agrárias e considerada como uma das mais importantes do país neste campo de conhecimento. Em 1961, a então Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG), nome anterior da UFV, iniciou o primeiro Curso de Mestrado em Olericultura do país que, em 1964, foi renomeado para Fitotecnia. Tomando por base os conceitos de memória e patrimônio abordados respectivamente, por Le Goff (2003) e Pierre Nora (1993), o levantamento documental e a realização de entrevistas, analisamos o processo de constituição e consolidação deste curso de pós-graduação stricto sensu pioneiro no Brasil, na área das ciências agrárias, entre os anos de 1961 e 1981.

Palabras clave : História; Pós-Graduação; Ciências Agrárias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )