SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20La creación del Instituto Nacional de Cine Educativo en la Era Vargas: debates y circulación de ideasReformas de educación y trabajo en Brasil: un breve histórico de la enseñanza en pedazos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

INOUE, Leila Maria  y  NERY, Ana Clara Bortoleto. “Difundir as luzes para o progresso”: a expansão do Ensino Normal pela iniciativa municipal e particular em São Paulo (1927-1930). Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e011.  Epub 29-Ene-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-11.

Neste artigo problematizamos o processo de expansão do Ensino Normal no estado de São Paulo a partir da Reforma da Instrução Pública de 1927 a 1930. Na busca de soluções para acabar com o analfabetismo, essa Reforma transformou o cenário educacional paulista, equiparando as Escolas Normais Livres às Escolas Normais Oficiais. Tal medida possibilitou que as associações particulares e os municípios criassem instituições para a formação de professores, devidamente reconhecidas pelo poder público, para formar professores para atender a demanda da escola primária. No recorte temporal selecionado observamos que, inicialmente, a expansão do Ensino Normal se deu principalmente pelas iniciativas municipais. Nosso objetivo é analisar as ações do estado e o papel do município nesse processo. Consideramos que as ações municipais, embora efêmeras, foram importantes para o processo de expansão do Ensino Normal possibilitando o protagonismo dos municípios em formar professores para atuarem nas regiões distantes das Escolas Normais Oficiais.

Palabras clave : História da Formação docente; Ensino Normal; Escola Normal Livre.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )