SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Reflexiones sobre los procesos de feminización y profesionalización del magisterio rural mexicano en el periodo de la unidad nacionalLa educación de los pueblos del campo: la formación de los maestros del campo y los Centros de Formación de Maestros (1950 - 1963) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

GARCIA, Noely Costa Dias  y  CHALOBA, Rosa Fátima de Souza. Memórias Cruzadas: reconstruindo a história da formação e trabalho docente em escolas primárias rurais paulista (1940-1970). Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e150.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-150.

Este texto apresenta resultados parciais de pesquisa sobre a história da formação e trabalho de professores de escolas primárias rurais pertencentes à Diretoria de Ensino do município de São José do Rio Preto/SP entre 1940 e 1970. O corpus fundamental do estudo foi constituído por entrevistas realizadas com dez professores (9 professoras e um professor) que exerceram a docência em escolas rurais no período delimitado para o estudo. Além das fontes orais, são analisadas as políticas educacionais com relação à expansão do ensino primário rural, bem como a as alterações do Curso Normal, em 1971. Os resultados obtidos indicaram que os docentes tiveram dificuldades com as classes multisseriadas e a localização das escolas rurais, geralmente de difícil acesso, contudo, muitos desafios foram dirimidos com a produção de materiais de ensino, produção da merenda e compra de cartilhas para as crianças, soluções individualizadas, já que a escola rural em São Paulo nunca recebeu um planejamento sistêmico.

Palabras clave : História da profissão docente; Formação e trabalho de professores rurais; Escolas primárias rurais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )