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Cadernos de História da Educação
versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
FERREIRA, António Gomes Alves y MOTA, Luís Carlos Martins D´Almeida. A adequação do sistema de escolar às novas realidades socioeconómicas. A(s) reforma(s) do ensino liceal (1945-1968). Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e199. Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-199.
O reposicionamento geoestratégico de Portugal no mundo do pós-guerra e as transformações na formação social portuguesa conduziram a alterações na política educativa, reconhecendo à educação um papel fulcral no crescimento económico, sustentado na teoria do capital humano. As preocupações centraram-se na formação de recursos humanos qualificados, na valorização do capital escolar e na promoção da planificação educativa. Analisa-se a evolução dos objetivos e da estrutura curricular dos liceus, incluindo a criação do Ciclo Preparatório do Ensino Secundário, convocando fontes escritas submetidas a análise documental, com recurso ao método crítico, e de conteúdo. As finalidades a atribuir ao ensino liceal revelam-se a questão central no sentido de os liceus promoverem a escolarização de um leque mais alargado de portugueses. Um processo que se concretiza com base na desigualdade de acesso à educação.
Palabras clave : História da Educação; Ensino Liceal; Pós-guerra; Sistema de Ensino Português.