Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de História da Educação
versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
VIDAL, Diana Gonçalves; RABELO, Rafaela Silva y MONCAO, Vinicius de Moraes. A New Education Fellowship e a América do Sul: um panorama da constituição de redes (1920-1930). Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e204. Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-204.
A New Education Fellowship é um objeto amplamente visitado pela historiografia da educação, considerando seus congressos, como apresentado por Brehony em seu artigo mais conhecido, ou relacionada a educadores e redes estabelecidas em diferentes países, como endereçado por Middleton; Haenggeli-Jenni; Watras, dentre outros. No entanto, esta historiografia está marcadamente circunscrita à Europa, com algumas incursões acerca da Oceania e América do Norte. Com o propósito de preencher uma lacuna no que se refere aos processos de constituição de redes entre a NEF e a América do Sul, pretendemos desenhar um panorama histórico compreendido nos anos iniciais da criação da NEF, entre 1920 e 1930, tomando o Congresso, ocorrido em Locarno, na Suíça, em 1927, como ponto de inflexão. Para retraçar essas redes na América do Sul, as principais fontes são correspondências trocadas por educadores sul-americanos, relatórios dos congressos e as revistas The New Era e Pour l’Ére Nouvelle.
Palabras clave : História transnacional da educação; Escola nova; Redes.