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Cadernos de História da Educação
versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
DAMASCENO, Alberto y VIEIRA, Carlos Eduardo. Discurso republicano e o debate sobre a formação do povo brasileiro na trajetória de Virgílio Cardoso de Oliveira. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e163. Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-163.
O objetivo deste artigo é discutir a trajetória de Virgílio Cardoso de Oliveira (1868-1935), tendo como foco a relação entre o discurso republicano e os debates sobre a formação do povo brasileiro no contexto da Primeira República, especialmente no período do entresséculos, na região amazônica. Em termos teóricos, exploraremos, o conceito de intelectual, as noções de espaço de experiência e horizontes de expectativas, além dos conceitos de jogos de linguagem e conceitos normativos. Entre as fontes utilizadas para a análise destacamos: jornais, documentos do Estado, livros e imagens. Concluímos afirmando que Virgílio Cardoso representou uma posição importante dentro do discurso e da prática republicana, ainda que seu poder de transformar a realidade educacional do país tenha sido limitada, pelas resistências, explícitas e implícitas, em tornar a República um projeto democrático e capaz de promover inclusão política e a justiça social.
Palabras clave : Virgílio Cardoso de Oliveira; Intelectuais; Formação do povo.