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Cadernos de História da Educação
versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
ORTIZ, Francisco Hernández. O juramento à Constituição de 1857 por professores de instrução pública em San Luis Potosí, 1890. México. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e173. Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-173.
O objetivo deste trabalho é analisar o ritual de juramento à Constituição de 1857 por professores de instrução pública, como funcionários do Estado Liberal Mexicano. Especificamente no estado de San Luis Potosí em 1890. A reconstrução histórica foi feita com a consulta de fontes primárias como atas das cerimônias de posse da Constituição, ofícios e relatórios dos líderes políticos das Câmaras Municipais, com apoio em fontes secundárias, e com a aplicação de técnicas comparativas, situa-se também o contexto sócio-histórico e político de 1890 em que se realizaram estas cerimónias. O juramento, como cerimônia republicana, implicava um compromisso com os ideais constitucionais liberais. Corrobora-se que a escola, como instituição pública, onde os alunos se apropriam da cultura, é também onde se constroem valores nacionais e se forja o sentimento de pertencimento à nação.
Palabras clave : Constituição; Estado; Ensino.