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Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

MARCON, Telmo  y  DOURADO, Ivan Penteado. Paulo Freire um clássico da educação: contribuições epistêmicas, políticas e pedagógicas. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.84-100. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8774.

O artigo de natureza bibliográfica tem por objetivo fundamentar a tese que Paulo Freire é um clássico da educação e tem muito a contribuir para pensar os desafios emergentes na atualidade, tanto do contexto global, quanto da sociedade brasileira. Para fundamentar a tese que Freire é um clássico, buscam-se as contribuições de Ítalo Calvino, quando apresenta vários argumentos do porque ler um clássico, bem como as contribuições de Raymond Williams para embasar a ideia de que um clássico mantém a sua vitalidade na medida em que consegue problematizar e responder aos desafios emergentes em diferentes contextos. Esses dois autores ajudam a fundamentar a tese que Paulo Freire é um clássico da educação, porque respondeu questões de seu tempo, mas as suas ideias continuam provocando reflexões relativas a problemas epistêmicos, políticos e educacionais emergentes no tempo presente.

Palabras clave : Educação; Democracia; Clássico; Paulo Freire; Política Educacional.

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