Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
NOVAIS, Gercina Santana; NUNES, Silma do Carmo; RIBEIRO, Andréa Porto y OLIVEIRA, Cleber Ferreira. Pesquisa com profissionais da educação básica e políticas públicas de formação continuada: diálogos pertinentes?. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.147-167. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9709.
Este texto aborda a adoção da pesquisa qualitativa como Política Pública de Formação Continuada e eixo estruturante das ações, apresentação e análise de resultados de pesquisa com profissionais da educação básica, inspirada na pesquisa-ação (THIOLLENT, 2009), utilizando-se das Rodas de Conversa (NASCIMENTO; SILVA, 2009) como espaço de produção e análise de dados, diálogos e elaboração de ações coletivas. Os resultados evidenciaram a importância da pesquisa no processo de formação continuada, na identificação, esclarecimento dos problemas, elaboração de ações coletivas e definição de políticas públicas educacionais. Demonstraram a necessidade de garantir tempo e espaços para a realização da pesquisa como eixo da formação contínua de profissionais da educação, reduzindo o distanciamento entre tradicionais formuladores de políticas públicas educacionais e esses profissionais.
Palabras clave : Pesquisa; Formação Continuada; Rodas de Conversa; Instrumento de Elaboração de Políticas Públicas.