Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
PALUDO, Conceição y TADDE, Paulo Eduardo Dias. Fundamentos da educação: ontologia e epistemologia em Marx e Freire. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.1, pp.87-102. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.9051.
Utilizando a pesquisa bibliográfica, o objeto deste trabalho é analisar as diferenças e aproximações na Ontologia e na Epistemologia e Teoria do Conhecimento entre Marx e Freire. Para atender o proposto, parte-se da formação do ser social e do conhecimento, nas perspectivas da emancipação e libertação. A análise é desenvolvida através dos conceitos de cultura e trabalho, na ontologia; e de problematização e contradição, na epistemologia. O entendimento é que o aprofundamento do proposto é fundamental para os processos de formação humana emancipadores e libertadores.
Palabras clave : Ontologia; Epistemologia; Problematização e Contradição.