SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Docencia como matriz de experiencia y la constitución de el/la profesor/ra en una sociedad inclusivaLa naturaleza de la cultura: la convivencia de los antagonismos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

FROHLICH, Raquel. Processos de normalização da deficiência: da correção ao investimento na aprendizagem. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.68-81.  Epub 19-Sep-2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12400.

O texto discute a relação entre processos de normalização e serviços de apoio à inclusão escolar. Analisaram-se políticas de inclusão escolar no Brasil (1990-2015), com uso do conceito foucaultiano de normalização. A análise indica que os serviços de apoio efetivam processos de normalização via correção e investimento na aprendizagem, movimentando as pessoas com deficiência em zonas de normalidade. Assim, as políticas de inclusão, articuladas a essa racionalidade, investem em capacidades, e não só na marcação das deficiências.

Palabras clave : Políticas de Inclusão; Normalização; Correção; Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )