SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Una canción para ser más: música y resistencia en el Valle del JequitinhonhaMás allá de los manuales: reflexiones sobre la enseñanza de la psicología del desarrollo em las ciencias de la salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

JIMENEZ, Marcos Raul Mejia. Paradoxos da educação popular e de seus atores em tempos de governos progressistas e coronavírus. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.131-146.  Epub 25-Sep-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16263.

A partir da ideia de seu próprio acúmulo histórico, é permitido afirmar que a educação popular é um paradigma indiciário que vem consolidando um corpo teórico-prático que provê uma organização conceitual e metodológica. Como principais indícios geradores, apresentam-se: alguns antecedentes históricos que configuram sua proposta; um fundamento prático conceitual que o dota de um acúmulo próprio; uma proposta de epistemologias da diversidade e do Sul; alguns desenvolvimentos pedagógicos específicos; a emergência de processos investigativos a partir da prática; e uma busca identitária de caráter interdisciplinar a partir do pluriverso. A partir disso, identificam-se os paradoxos da Educação Popular e de seus atores em tempos de governos progressistas e de coronavírus.

Palabras clave : Educação Popular; Governos progressitas; Coronavírus; Paulo Freire.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )