SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Bachillerato integral y trabajo docente: la producción científica en fuentes institucionalesEl núcleo docente básico en la construcción curricular del bachillerato en un instituto federal: avances y limitaciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

SANTAROSA, Rafaela Batista  y  LEAL, Zária Fátima de Rezende Gonzalez. Educação e trabalho: ensino técnico integrado ao ensino médio dos institutos federais. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.3, pp.26-40.  Epub 25-Ago-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16358.

Este artigo analisa, por meio do referencial da Psicologia Histórico-Cultural, como os adolescentes, atendidos pela Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, dos Institutos Federais, compreendem a relação entre escola e trabalho. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com alunos de um dos campi do Instituto Federal do Paraná - IFPR. Demonstra o mérito desse modelo educacional em proporcionar o entendimento da relação entre conhecimento científico, desenvolvimento psíquico e compreensão da realidade, mas que, concomitantemente, concorre em desvantagem com uma visão utilitarista da escola.

Palabras clave : Educação e trabalho; Ensino Médio Integrado; Adolescência; Psicologia Histórico-Cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )