SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1O perfil e a formação docente no curso de licenciatura em Geografia em uma universidade pública do ParanáConstelaciones de una praxis pedagógica: lo sensible, el lenguaje, la infancia y la memoria (presencias de Walter Benjamin) en la formación del profesorado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

MUENCHEN, Cristiane  y  SAUL, Tamine Santos. A interdisciplinaridade nas Licenciaturas em Educação do Campo nas Ciências da Natureza: possibilidades e desafios. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.1, pp.203-227.  Epub 27-Mar-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n1a2020-9.

Este trabalho objetiva responder de que forma a interdisciplinaridade é trabalhada nas Licenciaturas em Educação do Campo, na Área de Ciências da Natureza, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, a partir da análise de Projetos Pedagógicos e entrevistas, sendo que a metodologia de análise utilizada foi a Análise Textual Discursiva. Como resultados, duas categorias são discutidas: “Possibilidades de interdisciplinaridade” e “Desafios para a prática da interdisciplinaridade” nas Licenciaturas em Educação do Campo. As análises permitiram identificar que os cursos analisados construíram possibilidades, como a formatação dos semestres, das disciplinas e o trabalho a partir de temas. Quanto aos desafios, destaca-se a relevância de uma formação permanente e de espaços para discussões e planejamentos coletivos.

Palabras clave : Interdisciplinaridade; Educação do Campo; Ciências da Natureza; Temas Geradores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )