Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensino em Re-Vista
versión On-line ISSN 1983-1730
Resumen
MACHADO, Julio Cesar y MACHADO, Livian Aparecida Corsi. (Re)descobrindo Saussure no Ensino de Língua Portuguesa: práticas de letramentos à luz dos signos saussurianos. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.spe, pp.1492-1516. Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v27nea2020-14.
O objeto de estudo dessa pesquisa desenha-se no imbricamento entre a teoria saussuriana do signo e os processos de letramento na aula de língua portuguesa. Neste vértice, propomos nossa maximus hipotesis: revisitar a teoria saussuriana, de aprofundamento imperativo no Brasil, refletindo-a enquanto procedimentos de letramento. Procederemos analiticamente por uma abordagem de metodologia bibliográfica, de cunho teórico e teor qualitativo: nossos dados, de cunho indagatórios, serão operados respaldados em duas obras teóricas póstumas de Saussure: Cours de Linguistique Générale, sem precedentes da aplicação profunda à área do ensino; e a muito recente publicação dos Écrits de Linguistique Générale, ainda desconhecida ou sequer abordada no cenário pedagógico brasileiro, e por isso, de necessidade reflexiva imperiosa nas dimensões da alfabetização e letramento brasileiros. Os resultados analíticos apontam para a eficácia da teoria saussuriana enquanto procedimentos para letramentos em aulas de língua portuguesa, e suscitam a perspectiva de outras pesquisas exploratórias nessa direção.
Palabras clave : Saussure; Ensino de línguas; Signo; Letramento.