Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensino em Re-Vista
versión On-line ISSN 1983-1730
Resumen
TEIXEIRA, Ricardo Antonio Gonçalves; BARBOSA, Ivone Garcia y TEIXEIRA, Uyara Soares Cavalcanti. Educação Especial: formação de professores em matemática no contexto das classes hospitalares em Goiás. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e006. Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-6.
Este artigo elege como objetivo analisar o contexto das classes hospitalares em Goiás e o processo de formação de professores em matemática atuantes no Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar de Goiás (NAEH). O estudo se caracteriza de natureza exploratória, de base qualitativa tendo a pesquisa-ação, em uma perspectiva integral e sistêmica, como método. Apresenta as bases documentais que orientam o contexto histórico, as políticas, a organização e funcionamento dos atendimentos no NAEH. A formação de professores de classe hospitalar que ensinam matemática, proposta no âmbito da pesquisa, foi construída de forma coletiva e orientada em conformidade com as demandas levantadas em campo. O curso, com carga-horária de 120 horas, trouxe, segundo avaliação dos participantes, importantes contribuições para o trabalho pedagógico, além de reflexões sobre a qualidade da atuação docente nesse espaço de inclusão.
Palabras clave : Educação especial; Atendimento educacional hospitalar e domiciliar; Classe hospitalar; Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar.