Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensino em Re-Vista
versión On-line ISSN 1983-1730
Resumen
BARALDI, Ivete Maria y MARIN, Douglas. Da criação ao fechamento - aspectos históricos sobre o primeiro curso de formação de professores (de Matemática) em Ituiutaba - MG. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e018. Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-18.
Este artigo é parte de um estudo que teve a intenção de elaborar uma versão histórica sobre o movimento de criação dos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática), no Triângulo Mineiro, Minas Gerais. Aqui, discutimos mais especificamente sobre os movimentos que vão desde a criação ao fechamento do primeiro curso de Matemática em Ituiutaba. Mobilizamos como metodologia de pesquisa a História Oral, tal qual a concebemos e praticamos no Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática - Ghoem. Além das fontes orais foram mobilizadas outras fontes, acessadas em arquivos públicos e privados, e outros trabalhos que nos ajudaram a elaborar compreensões sobre o tema. Apresentamos uma síntese dos resultados, que abrange um movimento de constituição do ensino superior em Ituiutaba, da formação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituiutaba e da criação ao fechamento do primeiro curso de formação de professores (de Matemática) nessa localidade.
Palabras clave : Curso Superior de Matemática; História Oral; História da Educação Matemática.