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Ensino em Re-Vista
versión On-line ISSN 1983-1730
Resumen
SANTOS, Sonia Regina Mendes dos; MANESCHY, Patricia y MORAES, João Marcos de Oliveira. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e os licenciados: uma análise sobre as experiências formadoras. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e034. Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-34.
A pesquisa analisa a compreensão dos licenciandos do PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) sob dois aspectos: o processo formativo na IES e a experiência nas escolas tendo como referencial teórico: Tardif (2002), Xavier (2014), Nóvoa (2009, 2017). Apoia-se o estudo no modelo Bottom Up de análise das políticas públicas, identificando o planejado e o realizado na implementação (HILL, 2006, MOREIRA, 2016) por meio de questionário semiestruturado respondido por 28 estudantes. As experiências de iniciação à docência no âmbito da escola auxiliam na compreensão sobre as atividades realizadas, oportuniza as práticas colaborativas entre os docentes e os estudantes. O programa repercute também nas instituições de ensino superior formadoras, oportunizando o repensar do currículo e a qualidade da educação. Destaca-se como resultado do PIBID os efeitos positivos sobre o processo de profissionalização docente e a ampliação da visão crítica sobre a educação no contexto atual.
Palabras clave : Formação de Professores; Saberes docentes; Iniciação à Docência.