Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
PELLAUD, Francine. Concepções, paradigmas e valores para o desenvolvimento sustentável. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2002, vol.4, n.2, pp.141-148. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172002040206.
O artigo discute os resultado de uma pesquisa sobre a identificação de parâmetros necessários para transmitir ao público o conceito de desenvolvimento sustentável no contexto de uma exposição de museu interativa. A partir da análise de entrevistas com visitantes da exposição identificamos alguns obstáculos individuais, sobretudo relacionados ao envolvimento pessoal requerido na apropriação do conceito. Concluiu-se que os obstáculos estão situados em diferentes níveis, alguns atingindo o desenvolvimento cognitivo e a dificuldade vivenciada pelas pessoas por temer a complexidade, outros mais ligados ao domínio do emocional, da ética, ou para um certo quadro da realidade.
Palabras clave : desenvolvimento sustentável; educação ambiental; educação não-formal..