Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos. AS EMOÇÕES NAS INTERAÇÕES E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp.151-161. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172007090202.
A teoria da aprendizagem significativa considera a educação como o conjunto de experiências cognitivas, afetivas e psicomotoras que contribuem para o desenvolvimento do estudante. As inter-relações entre significação e afetividade podem ser aprofundadas a partir de uma base teórica da psicologia neurocognitiva. Neste texto propomos alguns elementos teóricos para o aprofundamento e a consideração explícita da vertente emocional do conhecimento e da aprendizagem significativa, articulando a teoria educacional de Novak à abordagem neurobiológica de António Damásio.
Palabras clave : aprendizagem significativa; emoções e sentimentos..