Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
PEIXOTO, Maurício Abreu Pinto; SILVA, Marcos Antonio y ROCHA, Cristiane Casquilha. APRENDIZAGEM E METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp.11-26. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172010120102.
É necessário construir novas metodologias que auxiliem o aprendiz na percepção de seus processos de aprendizagem. Relatou-se o uso de estratégias metacognitivas para ensinar método científico a 23 estudantes de pós-graduação. Baseado na abordagem construtivista, utilizou-se técnicas de mobilização para promover o conflito cognitivo entre as crenças dos alunos sobre o pensar científico e tarefas simuladas durante um curso de metodologia científica. Diários de campo foram usados para favorecer no estudante a consciência dos seus processos de aprendizagem e como ferramenta de observação das diferenças indivi duais na recepção das informações e possíveis transferências. Concluiu-se que os relatos permitiram observar efeitos abrangentes no comporta mento e no pensar dos estudantes.
Palabras clave : Metacognição; metodologia científica; aprendizagem..