Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
BAPTISTA, Mónica et al. CURSOS DE EDUCAÇAO E FORMAÇAO: UMA OPORTUNIDADE PARA QUESTIONAR PRÁTICAS DE SALA DE AULA E RECONSTRUIR IDENTIDADES ESCOLARES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp.151-172. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172011130210.
Este estudo tem como objectivo conhecer o impacto de activi- dades investigativas em aulas de Física e Química na reconstrução de identidades escolares. Estudaram-se três turmas do ensino secundário de um curso de Educação e Formação. Participaram 28 alunos, com histórias pesadas de insucesso escolar, aos quais se fez uma entrevista em grupo focado. Recorreu-se a um método de análise de conteúdo. Os dados suge rem um percurso, inicial, feito de insucessos, assente em identidades esco lares negativas, que não sendo passíveis de ser re-avaliadas ou restauradas, geram vontade de abandonar a escola. Para além disso sugerem que novas experiências pedagógicas e curriculares podem facilitar a reconstrução dessas identidades e a emergência de novas formas de se relacionar com a escola e com o saber escolar.
Palabras clave : educação em ciências; investigações científicas; abandono escolar; identidade..