Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
SOUSA, Rogério Gonçalves de y BASTOS, Sandra Nazaré Dias. Discursos Epistemológicos de Afetividade como princípios de Racionalidade para a Educação Científica e Matemática. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.169-184. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172011133169.
Este ensaio tem como objetivo a compreensão e o estudo do papel da afetividade no processo de cognição, sob uma perspectiva voltada para valorização de aspectos indissociáveis do sujeito epistêmico, admitindo que este se constrói e constrói conhecimento em diversos domínios de raciocínio, inclusive emocionais. Para subsidiar a discussão no âmbito da Educação Científica e Matemática, reunimos relatos de docentes nos quais fica evidente que a afetividade influenciou o processo de ensino e aprendizagem. Partindo das narrativas e de diversas contribuições teóricas, buscamos evidenciar discursos epistemológicos e configurá-los como princípios de racionalidade para a Educação Científica e Matemática, sustentando como tese principal a imbricação da razão com a afetividade no caminho do conhecer.
Palabras clave : Afetividade; Epistemologia; Educação Científica e Matemática.