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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
STRIEDER;, Roseline Beatriz; WATANABE-CARAMELLO;, Giselle y GEHLEN., Simoni Tormohlen. ABORDAGEM DE TEMAS NO ENSINO MÉDIO: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp.153-169. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172013140210.
Com a intenção de discutir limites e possibilidades da Abordagem Temática no contexto educacional brasileiro, neste artigo são analisadas com preensões de professores da Educação Básica sobre tal abordagem. Para tan to, foi realizado um questionário aplicado a um total de 13 professores de Física do Ensino Médio, oriundos de escolas da região metropolitana de São Paulo. Nesse questionário, foi explorada a importância que os docentes atri buem ao trabalho temático em sala de aula, os temas considerados relevantes e possíveis articulações entre os temas e os conceitos físicos. Os resultados apontam para as compreensões dos professores em três âmbitos, que arti culam a abordagem de temas (i) à resolução de problemas; (ii) às discussões sobre Ciência - Tecnologia - Sociedade e (iii) ao currículo estabelecido nas es colas. Constatou-se que os professores possuem uma compreensão sobre as potencialidades da abordagem de temas no Ensino Médio, relacionando-as à resolução de problemas e à possibilidade de discussões sobre o desenvolvi mento científico-tecnológico, ainda que de forma pouco crítica. Além disso, apresentam clareza, dentro de uma visão simplificadora, sobre os conteúdos que podem auxiliá-los na compreensão de determinado tema. Destaca-se a necessidade de problematizar e aprofundar as compreensões dos professores sobre a abordagem de temas, em especial, no que se refere ao papel que os temas e os conhecimentos científicos assumem no contexto escolar.
Palabras clave : Abordagem temática; compreensões de professores; ensino de física..