Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
OLIVEIRA, Carmen Irene Correia de. A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO ELEMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DISCURSIVA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp.105-122. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172013150207.
O artigo discute a produção discursiva sobre educação científica, considerando a rede de sentidos formada pelas noções de cultura científica, divulgação, popularização e alfabetização científica. Foi realizada uma análise do documento Cultura Científica: um direito de todos. Adotou-se o referencial teórico-metodológico da análise de discurso francesa e foi efetuada uma revisão de literatura sobre tais noções. A partir do levantamento dos termos-chave cultura científica, alfabetização científica, educação científica e divulgação científica, em todo documento, focalizou-se a apresentação da obra e os artigos nos quais esses termos estão presentes. Uma leitura dos artigos vai indicar que a questão da cultura científica está fortemente atrelada à educação, fazendo com que os argumentos se construam no contexto de formações discursivas engendradas na articulação ensino-tecnologia-ciência.
Palabras clave : Cultura científica; educação científica; análise do discurso..