Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
CORTES JUNIOR, Lailton Passos y SA, Luciana Passos. Conhecimento pedagógico do conteúdo no contexto da educação ambiental: uma experiência com mestrandos em ensino de ciências. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.96-117. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172017190105.
O principal objetivo deste estudo é analisar elementos do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) mobilizados quando alunos iniciantes em um Mestrado em Educação em Ciências elaboravam atividades relacionadas à educação ambiental e ao uso de temas ambientais voltados para a educação básica. Participaram da pesquisa oito mestrandos com formação nas seguintes áreas do conhecimento: biologia, física, química e pedagogia. Para a obtenção dos dados, foram utilizados questionários e entrevistas. Os resultados apontam que os mestrandos apresentam a base de conhecimentos para um PCK bem desenvolvido, apesar das dificuldades em relacionar o tema ambiental ao conteúdo específico da área. Considerações a respeito do conhecimento profissional dos futuros professores formadores sobre a educação ambiental no ensino de ciências são aspectos discutidos nesta pesquisa.
Palabras clave : PCK; Educação Ambiental; Educação em Ciências.