Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; QUADROS, Everton Luís Luz de; OLIVEIRA, Rosane Alves Pretto de y RAMOS, Maurivan Güntzel. Educação em ciências e matemática: a função da linguagem no contexto da sala de aula. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.579-596. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172017190133.
Apresenta-se uma análise sobre entendimentos de professores de Matemática, Ciências e Pedagogia sobre a função da linguagem no contexto da sala de aula. A pesquisa é qualitativa, com vistas a construir respostas à seguinte questão: Como os professores de Matemática, Ciências e Pedagogia, participantes da pesquisa, entendem a função da linguagem em sala de aula? Participaram vinte professores da educação básica ou ensino superior, que responderam a um questionário para a constituição de dados. As respostas foram tratadas por meio da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a função da linguagem é entendida pelos professores como: meio de aprendizagem; meio de comunicação e como meio para formação, que remetem às compreensões consideradas sobre linguagem disponíveis na literatura, mas não na totalidade das respostas. A falta de reflexão e pouca valorização da linguagem no contexto da sala de aula podem fazer com que os professores não a explorem como um meio para potencializar o desenvolvimento de competências.
Palabras clave : Linguagem; Aprendizagem; Formação.