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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
MIRANDA, DEINE BISPO y ZANETI, IZABEL CRISTINA BRUNO BACELLAR. A ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS COMO CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NA SOCIEDADE DE RISCO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e19811. Epub 22-Nov-2020. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172020210138.
O presente artigo apoia-se no conceito de Risco , abordado em Sociedade de Risco, de Ulrich Beck, e tem por objetivo refletir, no âmbito do espaço escolar, sobre como a Educação em Ciências, pode, por meio do aporte da Educação Ambiental, promover a reflexão sobre os riscos oriundos dos avanços científicos e tecnológicos, de modo a contribuir para a formação da cidadania socioambiental dos atores da referida sociedade de risco. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa exploratória e bibliográfica à luz de Beck (2009; 2011), Beck, Giddens e Lash (1997), Giddens e Sutton (2017), dentre outros. Os dados iniciais apontam para a necessidade da incorporação das práticas ambientais na Educação em Ciências, de maneira a superar o entendimento estrito da visão física, química e biológica do conhecimento, dialogando no contexto social, político e econômico dos riscos, colocados a partir dos avanços científico-tecnológicos, tornando-se parte prioritária e não complementar na formação docente.
Palabras clave : Risco; Educação Ambiental; Educação em Ciências.