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Eccos Revista Científica
versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278
Resumen
SILVEIRA, Renê José Trentin. Disciplina e liberdade no ensino: notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.44, pp.289-305. Epub 21-Jun-2019. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7784.
O objetivo deste trabalho é analisar, à luz do pensamento de Antonio Gramsci, o problema da dicotomia entre liberdade e disciplina no ensino. Para tanto, são examinados: uma carta ao irmão Carlo, de 1930, dois pequenos textos jornalísticos de 1917 e algumas notas dos Cadernos do Cárcere. Por meio desses escritos procuro demonstrar a influência das fontes extra-escolares na formação dos educandos; a indissociação entre formação e educação; o valor pedagógico da coação e da disciplina, exercidas de modo afetivo e amoroso para a conquista da autonomia do educando. Dessa perspectiva, revela-se o caráter ilusório da espontaneidade pretendida pela referida pedagogia e reafirma-se a primazia do papel diretivo do educador.
Palabras clave : Antonio Gramsci; Coação; Disciplina; Espontaneísmo; Pedagogia Moderna.