SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49LA POLÍTICA DE ACCESO, PERMANENCIA Y EGRESO UNIVERSITARIO DURANTE LA ADMINISTRACIÓN KIRCHNERISTA (2003-2015) Y MACRISTA (2015- 2019) EN ARGENTINA. APUNTES PARA UNA CARACTERIZACIÓNQUEM SÃO OS PEDAGOGOS QUE ATUAM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICO DA SRE DE OURO PRETO, MINAS GERAIS? OPERFIL E A FORMAÇÃO EM FOCO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

CMHORTA, Carolina Horta. COLONIALIDADE DO PODER E ALTERIDADE NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NA COLÔMBIA (1992-2018). Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.49, e13333.  Epub 17-Ene-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n49.13333.

Este artigo tem como objetivo analisar a colonialidade do poder e a alteridade na política de ensino superior na Colômbia no período 1992-2018. A primeira parte trata de um quadro teórico e conceitual sobre a colonialidade do conhecimento, a alteridade, a mobilização social do conhecimento e sua criminalização. Na segunda parte, ele é contextualizado dentro da estrutura da política nacional de ensino superior da Colômbia para o período 1992-2008. O artigo concluí dizendo que a política de ensino superior na Colômbia, ao invés de promover a mobilização social do conhecimento, está se tornando um quartel da nobreza que reproduz campos de luta entre classes sociais.

Palabras clave : Colonialidade do poder; Alteridade; Política de Educação Superior; Colômbia..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )