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Eccos Revista Científica
versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278
Resumen
SANTANA, Maria Luzia da Silva y FUKUDA, Cláudia Cristina. AMIZADE INTERCULTURAL DE ESTUDANTES NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO DE FRONTEIRA SECA BRASIL-PARAGUAI. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.52, e8372. Epub 29-Ene-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n.52.8372.
a amizade entre estudantes de culturas diferentes sugere a adoção da integração como estratégia de aculturação e, possivelmente, afeta a identificação do estudante estrangeiro com o país acolhedor. A partir desse pressuposto, esta pesquisa descreve as relações de amizade de estudantes brasileiros e paraguaios em uma turma de uma escola pública brasileira da fronteira seca da cidade de Ponta Porã, no Brasil, com Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Participaram da pesquisa 32 estudantes do 7º ano, que responderam a um Questionário de Dados Sociodemográficos, um Questionário de Amizade Intercultural na Escola e um Teste Sociométrico. Quanto à aproximação por amizade, observou-se a existência de subgrupos na sala de aula, escolhas mútuas para realizar tarefas conjuntamente, e também estudantes que não foram escolhidos. Embora a minoria dos estudantes falasse espanhol e guarani com seus amigos na escola, havia amizade entre estudantes de ascendência paraguaia, paraguaios e brasileiros, com escolhas mútuas entre eles.
Palabras clave : Amizade; Escola de fronteira; Interculturalidade..