SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53O AUTOCULTIVO E A EDUCAÇÃO DA SENSIBILIDADE NA PEDAGOGIA WALDORFA ECOSOFIA COMO PARADIGMA ESTÉTICO: ENFRENTANDO O MAR DE LAMA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

CANDA, Cilene Nascimento; SOUZA, Leila Damiana Almeida dos Santos  y  SOUZA, Kleber Peixoto de. EXPERIÊNCIA E EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SENTIDOS E EPIFANIAS DE UM SARAU INFANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.53, e16705.  Epub 31-Ene-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16705.

A pesquisa refere-se à integração de ações desenvolvidas a partir do Sarau Infantil: Toda Criança é um Poema. O Sarau se configura em diversificados espaços/tempos de apreciação e de produção artística, permeados por experiências corporais e sensíveis entre estudantes de licenciaturas da UFBA e crianças de escolas públicas. Intentamos pesquisar quais sentidos seriam produzidos pelos estudantes das licenciaturas a partir da experiência do Sarau Infantil, de modo que refletissem sobre os processos formativos a partir da vivência com as crianças. A fundamentação teórica se valeu dos estudos de Jacques Rancière (2005), acerca da partilha do sensível e a integração do saber, do pensar e do sentir; das contribuições de Friedrich Schiller (2002) sobre Educação Estética que permite passarmos do estado passivo da sensibilidade para o estado ativo do pensamento; dos estudos de Carbonell (2012) sobre o binômio “experiência-estética” que se relaciona ao exercício de sensibilidade; dos construtos Maffesoli (2008) sobre sensibilidade e razão. Metodologicamente, os pressupostos da Pesquisa Participante permitiram que os participantes se enxergassem como agentes ativos da pesquisa, produzindo conhecimento e intervindo artisticamente na realidade. Duas categorias conduziram as análises: 1. Os sentidos produzidos sobre a experiência do Sarau; 2. A experiência de cunho estético, sentidos e reflexões na formação. Concluímos que poucos licenciados tinham vivenciado experiências estéticas/sensíveis ao longo da graduação. Outro aspecto levantado foi o distanciamento das licenciaturas dos estudos sobre infâncias. O Sarau Infantil demonstrou ser um momento rico de formação, através do qual foi possível viver, pensar, dar sentido e realizar inferências autônomas nos percursos formativos.

Palabras clave : Educação estética; Crianças; Formação; Sarau infantil..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )