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Eccos Revista Científica
versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278
Resumen
FONTANA, Maria Iolanda. FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.55, e18873. Epub 03-Feb-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n55.18873.
Este trabalho tem por objetivo discutir a formação pedagógica na universidade, mediada pela pesquisa-ação, e suas repercussões na constituição de saberes sobre práticas avaliativas de concepção formativa. Problematiza-se a ausência de formação pedagógica para superar o tradicional empirismo que marca a prática docente na educação superior, em especial na dimensão da avaliação da aprendizagem. Defende-se a pesquisa-ação no processo formativo de professores da universidade, considerando seu potencial metodológico para a problematização e ação coletiva, consciente e criticamente comprometida com a melhora da prática pedagógica e da aprendizagem discente. Apresentam-se dados qualitativos da pesquisa-ação desenvolvida com docentes da Universidade Tuiuti do Paraná e os seus reflexos nas práticas de avaliação da aprendizagem. Este processo formativo repercutiu contribuições ao desenvolvimento profissional dos docentes, para refletirem e transformarem suas práticas avaliativas, reconhecendo seu papel formativo e democratizador, ou seja, subsidiou decisões teórico-metodológicas e investigativas sobre como avaliar para qualificar a prática docente e as aprendizagens dos estudantes.
Palabras clave : Avaliação da aprendizagem; Formação pedagógica; Pedagogia universitária; Pesquisa-ação..