Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Eccos Revista Científica
versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278
Resumen
ANDRADE, Rodrigo Pinto de y TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de. RELIGIÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR NA COLONIZAÇÃO DO OESTE PARANAENSE: O CASO DA IMPLANTAÇÃO DO COLÉGIO VICENTINO INCOMAR, DE TOLEDO (1948 - 1965). Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.57, e8849. Epub 05-Feb-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n57.8849.
Trata-se de uma pesquisa documental na área da História da Educação com particular incidência no campo da história e historiografia das instituições escolares. O objetivo é analisar as relações entre religião e educação escolar no contexto da colonização do oeste paranaense, o caso na implantação do Colégio Vicentino Incomar, na cidade de Toledo, em 1948. Como primeira escola criada e mantida pela Igreja Católica na região, a instituição exemplifica muito bem a aliança entre religião e educação no Oeste do Paraná, no período de sua ocupação planejada. A implantação da escola se deu num período em que o catolicismo passava por um processo de consolidação institucional na região e a instituição foi usada como instrumento eficaz para que a Igreja continuasse a exercer influência nas decisões e nos rumos daquela sociedade. Os dados revelados pelas fontes indicam que o Incomar envidou esforços para cumprir a missão atribuída pela Igreja à educação escolar, qual seja: formar bons cristãos e virtuosos cidadãos.
Palabras clave : educação; história da educação; instituições escolares; colégio Vicentino Incomar..