SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SUBJUGADA À LÓGICA ECONÔMICA: ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE CRÍTICALOS TRABAJADORES DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR Y LAS TRANSFORMACIONES EN EL MUNDO DEL TRABAJO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

LEAL, Rafaela Esteves Godinho  y  SALES, Shirlei Rezende. METODOLOGIAS ATIVAS: EFEITOS DE VERDADE ACERCA DA INOVAÇÃO NO ENSINO DENTRO DA RACIONALIDADE NEOLIBERAL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.57, e10725.  Epub 05-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n57.10725.

A inovação tornou-se um imperativo na sociedade contemporânea. Nela, à docência universitária é convocada a utilizar metodologias ativas como forma de inovar no ensino. Divulga-se que essas metodologias produzem sujeitos ativos e autônomos. Nesse sentido, neste artigo busca-se compreender os efeitos de verdade acerca das metodologias ativas na produção de estudantes ativas/os. Ele traz parte dos resultados de uma pesquisa, cujo corpus é constituído pelos ditos em circulação no curso de formação de professoras/es universitárias/os, bem como de entrevistas realizadas com participantes dessa formação. Utilizou-se como referencial as ferramentas teóricas e analíticas do filósofo Michel Foucault, a saber: dispositivo, discurso, poder e verdade. Por meio da rede metodológica que articulou elementos da netnografia educacional, de entrevistas narrativas e da análise do discurso de inspiração foucaultiana, desenvolveu-se o argumento de que a docência inovadora está em continuidade com a produção da posição de sujeito discipulus iacto. Conclui-se que as demandas postas à docência universitária inovadora, para utilizar metodologias ativas, atendem à urgência de forjar a posição de sujeito discipulus iacto na racionalidade neoliberal. As demandas pelo uso de metodologias ativas, portanto, governam as condutas discentes e docentes no ensino universitário inovador.

Palabras clave : docência do ensino superior; inovação; metodologias ativas; racionalidade neoliberal..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )