SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57PESQUISA-FORMAÇÃO: DIÁRIOS REFLEXIVOS SOBRE OS CUIDADOS COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTILCONFLITO NO AMBIENTE ESCOLAR E O CUIDADO DE SI EM MICHEL FOUCAULT índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

OLIVEIRA JUNIOR, Isaias Batista de  y  FERREIRA, Diego Raone. VIDAS QUE SE CRUZAM NA PEDAGOGIA DO INSULTO: UMA ANÁLISE DAS VIVÊNCIAS ESCOLARES DE PESSOAS LGBTQIA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.57, e11337.  Epub 05-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n57.11337.

A pedagogia do insulto atinge inúmeros estudantes LGBTQIA - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer, Questionadores, Intersexos, Indecisos, Assexuados e Aliados, e representa estratégias que (re)produzem preconceitos, discriminações, violências e retirada de direitos elementares. Nesse sentido, questionamo-nos: de que maneira ela se manifesta nas vivências escolares, em desatendimento ao que a sociedade convencionou como norma? A fim de responder ao problema proposto, temos como objetivo analisar os relatos das vivências escolares de 118 participantes que se reconhecem como pessoas LGBTQIA. Para tanto, recorremos à análise de conteúdo sob o viés das seguintes categorias: interditos da diversidade sexual; des/contextualizando a LGBTQIAfobia; re/des/construindo estereótipos de gênero, as quais discutimos com base nos Estudos Culturais, nos estudos de gênero e na ordem do discurso. Concluímos que os padrões normalizadores adotados pela escola excluem aqueles considerados diferentes, impactando diretamente na esfera dos sentimentos, da dignidade e do desempenho escolar.

Palabras clave : diversidade sexual; escola; gênero; LGBTQIAfobia..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )