SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57VIDAS QUE SE CRUZAM NA PEDAGOGIA DO INSULTO: UMA ANÁLISE DAS VIVÊNCIAS ESCOLARES DE PESSOAS LGBTQIAO FINANCIAMENTO DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS BRASILEIRAS: O CUSTO ALUNO, AS ASSIMETRIAS INSTITUCIONAIS E AS DESIGUALDADES REGIONAIS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

MENDONCA, Samuel  y  LEANDRO, Kelly Cristina. CONFLITO NO AMBIENTE ESCOLAR E O CUIDADO DE SI EM MICHEL FOUCAULT. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.57, e11349.  Epub 05-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n57.11349.

O conceito de cuidado de si de Michel Foucault, extraído do livro A Hermenêutica do Sujeito, caracteriza-se como caminho necessário para a construção da existência humana, ao demonstrar a necessidade de voltar-se a si mesmo. Desse modo, a realidade de conflitos existente na escola expressa-se como potência para a transformação das pessoas. Em vista disso, o presente artigo tem como pergunta: o conceito de cuidado de si de Michel Foucault pode auxiliar na resolução de conflitos em sala de aula? A metodologia utilizada reside em pesquisa bibliográfica, que se configurou em revisão de literatura e exame minucioso do livro do pensador francês. De forma sistemática, obteve-se como resultados: (i) a possibilidade de auxílio do conceito de cuidado de si como busca de retorno a si; (ii) o uso do cuidado de si como elemento de transformação da subjetividade na conquista individual; e (iii) a construção de abertura de postura para que se possa lidar com conflitos.

Palabras clave : cuidado de si; conflito; escola; Michel Foucault..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )