SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57PAULO FREIRE: CONTRADISCURSO E PRÁTICA DE RESISTÊNCIA AO NEOCONSERVADORISMO NO CENÁRIO POLÍTICO E EDUCACIONAL BRASILEIROHOMENAJE A EDGAR MORIN: ENTRE EL CONOCIMIENTO Y LA VIDA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

MORAES, Maria Cândida  y  PETRAGLIA, Izabel. EPISTEMOLOGIA DE TERRA-PÁTRIA PARA UMA NOVA CIDADANIA PLANETÁRIA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.57, e20270.  Epub 05-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n57.20270.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre o conceito de Terra-Pátria, a partir do livro homônimo, de Edgar Morin e Anne-Brigitte Kern, considerando a epistemologia da complexidade, que promove a mudança de pensamento - do linear ao complexo - para a reintegração de cultura científica e cultura humanística. Essa perspectiva implica uma nova visão de mundo, um novo pacto ético civilizatório, fundado não apenas na razão ilustrada, mas também na sensibilidade humana e na inteligência emocional que se expressam através do cuidado, da solidariedade, da compreensão e da responsabilidade ecológica e social. Por meio da metodologia de pesquisa bibliográfica, articulamos ainda a obra Terra-Pátria às recomendações da Carta da Terra pela via do desenvolvimento sustentável, que nos leva à construção de uma nova cidadania planetária. Consideramos aqui as seguintes indagações norteadoras: Quais são os fundamentos teóricos presentes nesta obra e que podem ser considerados como bases estruturantes de uma teoria pedagógica capaz de iluminar a educação em direção a essa nova cosmovisão? De que forma a epistemologia presente na obra Terra-Pátria pode inspirar ou orientar a ação pedagógica em direção à reforma do pensamento e das instituições educativas? Concluímos com o reconhecimento de que os operadores cognitivos do pensamento complexo são mecanismos geradores dessa epistemologia e que práticas pedagógicas transdisciplinares são fundamentais à melhor compreensão da realidade.

Palabras clave : cidadania planetária; epistemologia; pensamento complexo; Terra-Pátria..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )