SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número58Formação humana e o Ensino Religioso na Educação InfantilA POTÊNCIA DA PEDAGOGIA FREIREANA NO CONTEXTO DO AUTORITARISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

WHITAKER, Dulce Consuelo Andreatta; VITORINO, Diego da Costa  y  FIAMENGUE, Elis Cristina. Paulo Freire - o anúncio da Esperança. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.58, e14610.  Epub 06-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n58.14610.

O olhar peculiar que lançamos nesse artigo para abordar a trajetória intelectual do patrono da educação brasileira nos instigou a compreender esse grande autor multifacetado também por sua face mais esperançosa, como uma forma de alento e contraponto ao avanço da onda neoconservadora. Analisamos Paulo Freire por alguns ângulos: a influência das mulheres em sua vida, os momentos de seu pensamento e os contextos sociais que o ajudaram a forjar o próprio fazer científico, além de observá-lo pelo viés das perseguições, do conservadorismo e do autoritarismo na sociedade brasileira de ontem e hoje. Apesar do avanço da onda neoconservadora, nosso patrono ainda tem nos ensinado que a educação pode deixar de ser reprodutora e passar a ser libertadora, sendo utilizada como uma tecnologia social importante para o despertar da autonomia, ao invés da opressão, e o incentivo a formas de ação social libertadoras e humanizadoras, ou seja, não opressoras. A obra de Freire é um prenúncio de esperança.

Palabras clave : educação libertadora; educação reprodutora; esperança; Neoconservadorismo; trajetória intelectual de Freire..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )