SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número58CARTA-MANIFESTO AO COMPANHEIRO PAULO FREIRE: A CONJUNTURA NEOCONSERVADORA, AS (POUCAS) CONQUISTAS E A ESPERANÇA NA EDIFICAÇÃO DE UM NOVO MODO DE PRODUÇÃOLA MIGRACIÓN HACIA SOFTWARE LIBRE EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE INFORMÁTICA COMO ESTRATEGIA DE SOBERANÍA TECNOLÓGICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

SANTOS, Raquel Amorim dos; MACIEL, Rogerio Andrade  y  SOUZA, Erica Neiza Ramos. PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): DISCURSOS DE PROFESSORES SOBRE A ESCOLA DO CAMPO EM BRAGANÇA-PA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.58, e15976.  Epub 06-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n58.15976.

O presente artigo analisa os discursos de quatro professores em duas Escolas do Campo, considerando o Plano de Ações Articuladas (PAR) em Bragança-PA. A metodologia de pesquisa é qualitativa. A coleta de dados foi feita por meio de questionário e entrevista semiestruturada, com uma amostragem constituída de quatro professores que atuam em duas Escolas do Campo. Os dados coletados foram organizados, tabulados e interpretados a partir da Análise do Discurso (AD), com a transcrição total ou parcial dos discursos, considerados mais expressivos. É fato que os investimentos do PAR para o Município de Bragança-PA apresentam-se como fator de transformação na infraestrutura de algumas Escolas do Campo, no entanto, essa política precisa se adequar as especificidades das comunidades campesinas e considerar as opiniões dos profissionais que atuam diretamente nesses espaços, visto que, a infraestrutura é um fator importante que contribui para a qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos do campo em Bragança-PA.

Palabras clave : plano de ações articuladas; educação do campo; qualidade do Ensino-aprendizagem..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )