SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número60VIVÊNCIAS LITERÁRIAS E SUAS POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTILEDUCAÇÃO, SISTEMA DE JUSTIÇA E AS PEÇAS QUE COMPÕEM AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PROTEÇÃO, DEFESA E GARANTIA DOS DIREITOS À INFÂNCIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

VARGAS, Andressa Silveira  y  MENEZES, Eliana da Costa Pereira de. NAS ONDAS DO RÁDIO: POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO MENOR NO CONTEXTO ESCOLAR OBRIGATÓRIO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.60, e13798.  Epub 08-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n60.13798.

O presente artigo apresenta uma análise de práticas pedagógicas produzidas a partir de um Projeto de Educomunicação com turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivo compreender como se dá a gestão de práticas que transcendem o espaço da sala de aula e que efeitos produzem na constituição dos sujeitos enquanto estudantes. A partir de uma análise qualitativa de narrativas produzidas por estudantes, apoiada nos conceitos de educação menor (GALLO 2002), experiência (LARROSA 2015), emancipação intelectual (RANCIÈRE 2007) e democracia (MASSCHELEIN e SIMONS, 2014), entre outros, foi possível verificar que o Projeto de Educomunicação, constituído via agenciamento coletivo entre estudantes e professores, viabilizou a invenção de um novo espaço/tempo no instituído, possibilitando que formas outras de ser e estar na escola fossem concebidas.

Palabras clave : educação menor; emancipação intelectual; gestão de práticas pedagógicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )