SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número60QUAL O LUGAR DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?“NO PUEDO RESPIRAR”: ENSEÑANZA DE LA RESPIRACIÓN CELULAR EN UNA PERSPECTIVA ANTIRRACISTA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM TEMPOS SOMBRIOS: REFLEXÕES TEÓRICAS E TEMPESTIVAS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.60, e21731.  Epub 08-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n60.21731.

Esse estudo intenta aproveitar de roteiros e aprendizagens auferidos em cursos de formação de professores, ao ministrar a Disciplina História e Cultura-Afro Brasileira. Ao mesmo tempo procura apontar a necessidade de agregar a essa disciplina as recentes inovações historiográficas que contribuíram para redimensionar a percepção da formação social brasileira, face ao desenvolvimento capitalista e à inserção em um mundo globalizado, sobretudo entre os séculos XVI e XIX. É a partir desse referencial histórico que julgamos possível articular o discurso antirracista, enquanto condição necessária à re-educação das relações étnico-raciais no caso brasileiro. Defendemos que o constructo teórico a ser formulado deve contar com o conhecimento dos tempos pretéritos nas condições acima expostas, afinando a esse, as discussões que transitam pelas ondas teóricas do pensamento racial brasileiro.

Palabras clave : história e cultura afro-brasileira; formação social brasileira; ondas teóricas do pensamento racial brasileiro; racismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )