SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número61CIUDAD EDUCADORA Y HUMANIZADORA: LA REDUCCIÓN DE LAS DESIGUALDADES Y VULNERABILIDADESEL CENTRO EDUCATIVO UNIFICADO (CEU) COMO LUGAR DE LA FORMACIÓN DOCENTE EN VISTA DE UNA CIUDAD EDUCADORA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

BOGUS, Lucia Maria Machado  y  MAGALHAES, Luís Felipe Aires. CIDADES EDUCADORAS E POLÍTICAS PARA IMIGRANTES: O CASO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO - SP. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.61, e22154.  Epub 09-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n61.22154.

Este artigo discute a importância de políticas públicas voltadas à inclusão de grupos sociais vulneráveis, focalizando os grupos de imigrantes internacionais e de refugiados na cidade de São Paulo, sede da maior região metropolitana brasileira e pioneira na formulação e implementação de políticas de acolhimento. Ali, tanto a Prefeitura como as redes institucionais religiosas ou laicas têm exercido um importante papel na inclusão desses grupos, que fogem de guerras e perseguições religiosas, respeitando sua diversidade e suas especificidades. No momento em que as guerras e perseguições político-religiosas, assumem dimensões inimagináveis para a realidade contemporânea, este estudo adquire especial importância, subsidiando reflexões e alertando para a urgência de políticas públicas transformadoras e inclusivas. Para subsidiar a análise parte-se do conceito de Cidade Educadora, tendo em vista demonstrar que as práticas de inclusão social propostas pelas políticas públicas, devem ter uma abrangência para além de grupos e instituições e perpassar as relações sociais urbanas em todas as suas dimensões, com a participação efetiva do estado e das instituições públicas municipais. O conceito de Cidade Educadora foi elaborado a partir de teorias que ampliam a prática educativa para além dos muros da escola e da família, configurando uma cidade cujo papel é educar os cidadãos por meio da participação em decisões coletivas, buscando a construção de consensos em relação aos direitos de cidadania e ao acesso aos benefícios da vida urbana. A superação das desigualdades, das formas perversas da segregação espacial, do preconceito e da xenofobia, estão na raiz dessa proposta de cidade.

Palabras clave : cidades educadoras; migração internacional; políticas migratórias; São Paulo..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )