SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número62EL PAPEL DEL JUEGO EN LAS VERSIONES DE LA BNCC: DISCURSOS CONSTITUYENDO SABERES EN LA EDUCACIÓN INFANTILEL REGRESO A LAS AULAS Y LOS SENTIMIENTOS VIVIDOS POR LOS ACADÉMICOS DURANTE LA PANDEMIA DEL COVID-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

MORGADO, Suzana Pinguello. INFÂNCIA E INSTITUCIONALIZAÇÃO: QUEM SÃO AS CRIANÇAS BRASILEIRAS?. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.62, e18691.  Epub 12-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n62.18691.

Temos como objetivo identificar as crianças brasileiras com a intenção de conhecer quem são os sujeitos que compõem a infância brasileira e entender como se consolida o atendimento, sejam elas institucionalizadas ou não. Partimos da investigação materialista de sociedade, história, cultura e economia, tendo como base as categorias marxianas de análise da realidade social e de uma pesquisa bibliográfica para identificar, compreender e analisar nosso objeto de investigação. Identificamos que a marca social entre as crianças das diversas classes é preponderante para seu reconhecimento enquanto sujeito de direitos ou não no decorrer da história da educação no país, inclusive para determinar a existência e forma de atendimento ofertado.

Palabras clave : crianças; infância; institucionalização; políticas para a infância..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )