SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número62AUTOFORMACIÓN EN LA ENSEÑANZA SUPERIOR: LA EXPERIENCIA DEL CURSO DE PEDAGOGÍA EN EL ALTO SERTÃO DE PARAÍBALA MERCANTILIZACIÓN DEL CONOCIMIENTO COMO MOVIMIENTO EN CURSO EN LA CONTEMPORANEIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

JESUS, André Menezes de  y  SILVA, Valdenildo Pedro da. SUSTENTABILIDADE SOCIOECOLÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE DE PEDAGOGIA BASEADA NA GAMIFICAÇÃO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.62, e21805.  Epub 12-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n62.21805.

O tema sustentabilidade socioecológica é limitada no ensino superior, mas é fundamental aos docentes para o enfrentamento das crises ecossociais. O estudo objetivou investigar a formação continuada de docentes universitários de Pedagogia em Natal-RN, Brasil, quanto à abordagem da sustentabilidade socioecológica na sala de aula. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa, aplicada, com delineamento de estudo caso, e embasada teoricamente; seguiu, também, procedimentos de análises documentais e curriculares junto ao curso de Licenciatura em Pedagogia e levantamento dos dados primários provenientes da aplicação de um questionário on-line junto aos 15 docentes do curso superior, o qual foi submetido à análise de dados e de conteúdo. As vozes de 15 docentes revelaram uma ínfima abordagem dos desafios ecossociais na prática educativa. Devido à ausência dessa abordagem no curso superior de Pedagogia por vários motivos, em síntese, o estudo possibilitou a construção de um curso de formação continuada de docentes mediante a inserção da aprendizagem baseada na gamificação, com o objetivo de apoiar a formação e a construção de um conhecimento socioecológico face às crises socioecológicas através de elementos gamificados de forma a realizar um aprendizado significativo e inovador, formando profissionais socialmente críticos frente a um aprender dinâmico na formação docente.

Palabras clave : gamificação; ensino superior; pedagogia; sustentabilidade..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )