SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número63PROYECTOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS Y VIOLENCIA ESCOLAR: DISCREPANCIAS DE LA EDUCACIÓN FÍSICA EN MUNICIPIOS DE PARANÁCONDICIONES EFECTIVAS DE TRABAJO DE LOS PROFESORES DE SECUNDARIA EN ALAGOAS Y PERNAMBUCO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

BATISTELA, Fernanda; ROSA, Cleci Teresinha Werner da  y  TEIXEIRA, Adriano Canabarro. UMA REFLEXÃO SOBRE O CONHECIMENTO JÁ ELABORADO: METACOGNIÇÃO E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.63, e22225.  Epub 12-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22225.

É fundamental mapear o conhecimento já produzido cientificamente para apresentar aspectos significativos à produção de novos trabalhos. Nesse sentido, para contribuir com o campo da educação e da informática educativa, objetiva-se apontar os enfoques científicos entre a união da metacognição e do pensamento computacional na utilização da robótica através de um mapeamento sistemático. À vista disso, procede-se a uma abordagem quali-quantitativa, exploratória, de caráter bibliográfico, que se inserem num âmbito de estado do conhecimento. Para a organização das informações, utilizou-se de uma string robusta que agrega: “pensamento computacional, metacognição”; e “robótica, metacognição”. Disso, buscou-se teses, dissertações e artigos em Programas de Educação e da Ciência da Computação e, como resultado da triagem, filtrou-se uma dissertação, para fazer a interlocução com as questões deste artigo, evidenciando-se enfoques norteadores para pesquisas futuras. Conclui-se que há carência de pesquisas nessa esfera e, o que se torna motivador para novas produções que envolvam, principalmente, os pensamentos metacognitivo e computacional, “na utilização da robótica”, e que podem estar voltados a um âmbito de “controle pleno da aprendizagem”. Além disso, o artigo possibilita uma visão direcionada ao conhecimento já elaborado sobre a string de busca e aponta diferentes enfoques para produções científicas futuras.

Palabras clave : mapeamento do conhecimento; pensamentos metacognitivo e computacional; produções futuras..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )